segunda-feira, abril 27, 2009

Datong!

A ida a Datong foi recheada de peripécias… logo a começar pelo meu atraso matinal na chegada a estacão acompanhado ainda com a meia (só meia) da noite anterior…


Seis horas enfiado num comboio cheio de chineses (alguns deles em pé e sentados no chão) que nos tiravam fotografias, cuspiam no chão do comboio, punham musica a tocar para quem quisesse, ou não, ouvir, barulhos nada musicais de sopa de noodles mal cheirosa a ser comida a minha frente… pronto… adiante… experiencia cultural!!

Datong… onde judas perdeu as botas… cidade fortemente poluída… ou suja depende do ponto de vista… Cidade que esta sobre uma das maiores reservas de carvão da China e faz bom uso delas…
uma mota camião...Lindo!



Hotel razoável com o ligeiro pormenor que apenas tinha um edredão e uma almofada…eu dormi com o pescoço torto e o Bruno com frio!


Templo suspenso…e que suspenso estava… feito a mil e tal anos atrás,


claramente com visitantes a mais ao mesmo tempo e mas sim um deles era eu…



Quais engenheiros do IST isto é que era! Os pilares tremiam que nem varas verdes…experiencia cultural…
Um amigo meditava..
outro fingia...

este ficou amigo para a vida! :)



Seguimos para as grutas e os seus budas..



Cinquenta mil (sim cinquenta mil) budas esculpidos na rocha areosa destas grutas…deste 7cm a 7m! Ainda aprendi umas coisas sobre Buda e o budismo…senti-me um ignorante…experiencia cultural…


Jantar e copos numa cidade secundária na China…. (sim pouco mais de 3M de habitantes é secundária) Agora sim a verdadeira experiencia cultural…


Disco night fever saída de um filme de Bollywood onde todos pareciam dançar sincronizados, até sermos todos expulsos da pista por uns soldados que ficam em cima de umas colunas (literalmente a abanar o capacete hehehe ) a controlar os ânimos…


Crianças dentro da disco… pelos vistos é normal..coitado o miúdo tapava os ouvidos por causa do barulho…


Vai começar o espectáculo! Logo no inicio o apresentador chama a atenção da discoteca que tém estrangeiros dentro da disco e que não percebem nada (esta parte em chinês nos entendemos), viramos centro das atenções de toda a gente por momentos! Os aliens com olhos grandes e narizes compridos…


Uma cantora da inicio ao grandioso espetacUlo (no teatro de são Carulo)



seguida de um jogo em que um outro ocidental que lá andava também foi obrigado a participar…nada mais que passar uma carta de boca em boca com outros chineses…


o problema é que a carta ia sendo cortada até que no fim desconfio seriamente que já devia haver língua pelo meio… experiencia cultural para o holandês que entrou no jogo… os holandeses são liberais.. entram nessa…



Depois veio a morte….sim um tipo disfarçado de morte…que dançava e assustava o publico…uma paródia total!!!



A morte transformou-se, quase por magia em mágico!! Com os piores truques na cartola! Com o grande final sendo uma faca de plástico de carnaval e tinta cor de rosa (!!) a cortar o braço!



Ahhh no meio dos espectáculos quando o publico gostava oferecia bebidas ou seja a cantora era só nível a cantar com garrafinha de cerveja na mão, o magico fazer aquele truque bem conhecido de fazer desaparecer uma cerveja inteira….pela goela abaixo!! Chamado tecnicamente em “magiquês” um penalty!



Para acabar antes de voltar tudo para a pista de dança, sim porque entretanto esta tudo sentadinho nas mesas da disco, o apresentador faz o que??? Manda um penalty num jarro de qualquer coisa alcoólica que pelos vistos era bem popular ali pois as mesas estavam recheadas!
Nos tivemos direito a um sapo de peluche de premio…o holandês e seus amigos direito a um prato de fruta… mas no fundo tivemos foi direito a uma experiencia verdadeiramente e culturalmente SURREAL!



um recuperar do "só na china..."

O pormenor do LEÃO Chines!!

look closer!!


e para acabar...Chinglês!

3 comentários:

brunlo disse...

Depois dessa noite na disco nunca mais fui o mesmo

mbmac disse...

Estou-me a rir, consecutivamente, há meia hora!! ahahaha
Oh meu Deus!

Beijo

Joana Raquel disse...

Bem, tou a ver que há quem se divirta!! De facto o mundo está distância que desejarmos! Cumprimentos ao oriente!