terça-feira, outubro 17, 2006

17-10-06 Singapore Day 1


Como passei a dizer, parar é…parar! É algo que não gosto! De novo no aeroporto, pronto a embarcar num voo desta vez a Cathay Airlines, não sei porque mas ao contrario de muitas pessoas, eu gosto de aeroportos, gosto do movimento das pessoas apressadas com destinos variados e gosto principalmente de ser uma delas. Lembro-me da Tia Rita dizer que um JF tem uma relação (quase amorosa digo eu) especial com o verbo ir!

Apressado como sempre e já com o relógio a marcar minutos a mais do que desejava, apercebi-me que precisava de apanhar um comboio já dentro do aeroporto para a minha porta de embarque, pânico! Ao descer as escadas rolantes um cartaz enorme a dizer “Relax! Next train every 3 minutes!” Lindo, a verdade é que respirei de alívio e relaxei. Pormenores que fazem a diferença, aproveitado a deixa, digo que a Cathay tem um serviço de bordo fantástico, desde as cadeiras às televisões à comida ao gelado para sobremesa e principalmente a uma anormal simpatia a bordo.

Chegada a Singapura, quase em cima do equador no entanto tão, tão longe dessa esquina, decidi que iria apanhar um transfer do aeroporto para o hotel, mais baratinho do que o táxi e siga que lá vou eu. Saiu-me o tiro pela culatra, fui o último da carrinha a ser deixado no meu hotel, no entanto não foi tudo mau, andei uma hora e meia a passear por Singapura, um tour à borlix (apesar do incomodo do intenso transito de sexta-feira à tarde). Primeira impressão, muito diferente de HK, mais espaçosa, muitos jardins impecavelmente tratados, muitas flores à beira da estrada, ciddade totalmente ocidentalizada apenas com um toque charmoso colonial. No entanto com a mesma modernidade das grandes cidades na zona do centro financeiro.

Chegada ao hotel, sem estrelas à vista diria um 3 superior, nada mau para quem vem de um quarto com 3 metros quadrados partilhados com um chinoca que come noodles no quarto (que fica a cheirar a restaurante chinês) e faz tanto barulho a come-las que tenho de ligar o i-pod. Uma casa de banho só para mim com banheira e tudo! TELEVISAO!!! Mas não é tudo, ainda há mais mas mais tarde…

Surpresa no táxi, fala inglês ou melhor Senglish, uma espécie de inglês simplificado que toda a gente fala que é muito eficaz na comunicação, nada que se compare com mau inglês de HK. Pensei também, tivemos sorte, o taxista era muito educado, simpático e bem-disposto no entanto vim a comprovar que é comum e que será a cidade com os melhores taxistas que conheço. A tecnologia é fantástica para que não haja dúvidas e porque as regras são para se cumprir aqui uma voz automática pede para que aperte o cinto de segurança e no final diz-nos o valor a pagar.

Primeiro jantar, barraquinhas na rua, pensaram vocês na higiene, melhor que Portugal no entanto asiático. O meu prato ou melhor, a minha comida pois prato não há e a comida na barraquinha que escolhi é servida numa folha de bananeira (já imagino que virá um coment de um ilustre desconhecido a falar da Madeira). Mas não se pense que isto é um pardieiro qualquer nada disso uma zona a beira-rio muito bem arranjada com muita gente e bons restaurantes a malta estudante é que optou pela barraquinha. O passeio contínua em busca de animação nocturna, deambulando entre os edifícios de 2 ou 3 andares com estilo clássico colonial, com os seus tapa sois em madeira, passamos por uns bares de jazz (que mais tarde li que são famosos mas infelizmente a democracia levou-me a outras paragens, não que me arrependa é certo). Quem tem boca vai…aos sítios certos e chegamos a Clarky qualquer coisa mais conhecido por clarkis. Beira-rio, um complexo de em forma de mini cidade com em que a animação era a palavra de ordem, restaurantes, esplanadas, ruas (cobertas porque apesar dos 30ºC a noite também chove nestas bandas, felizmente não este fds). Os edifícios são na arquitectura tipicamente colonial que vemos nos filmes.

Surpresa da noite, Ministry of Sound Singapore!! Para a grande maioria que não sabe o que é nem aprecia é uma filial de uma conhecida discoteca londrina, para quem sabe acho que não preciso dizer mais nada……com três letrinhas apenas se escreve a palavra UAU! Nem vou descrever….

Chegada a casa, a tal outra boa surpresa do quarto de hotel, lençóis passados a ferro, que delicia. Amanha, há mais…

Nota fotográfica: reparem na última regra da piscina do hotel.

O retorno é directamente proporcional ao risco! Nunca existiu falta de informação sobre o risco mas quando se corre riscos pensamos sempre que vamos fazer parte daquela % que não é afectada. Com um retorno tão grande o risco também só o podia ser….que valha a pena o retorno. Não percebeste, não te preocupes então não era para ti! :-)


7 comentários:

Anónimo disse...

Ainda bem que já voltaste ...
Afinal parece que gosto mais que estejas por aí!!!
Agora quanto a folha de couve??!! nada mais ecológico e prático.
Que tal pensar em investir no futuro com as bananas madeirenses?

Anónimo disse...

André,

Quero saber mais sobre o resto da viagem a Singapura....
Beijos
Cat

André disse...

Amanha mais novidades....
Ando com uma curiosidade em saber quem é a arroz xau xau...

Anónimo disse...

Pois... deve ser linda essa Singapura ou Cingapura (à Brasiu), ainda assim prefiro a Singapura do Atlântico!!!
Ah!!! Que bem que se está no campo... Upa Upa!!!

Anónimo disse...

I "frogot" to ask:
A SINGA é mesmo PURA?
penso eu de que...

Anónimo disse...

André estás muito lindo!!
Ora bem para satisfazer a tua curiosidade o que posso dizer é que "a" arroz é de qualidade...
Pertence ás melhores marcas do mercado, as boas...mesmo.
Nada que se compare com esse arroz cigala de marca duvidosa... que se calhar agarra-se ao fundo do tacho,
com o respectivo respeito pelo tacho de cada um...o xau -xau é, outra loiça...

Anónimo disse...

Admiro estas v. descrições de viagem.Para quem gosta de viajar e conhecer novas gentes , seus usos e costumes, é fascinante seguir estes relatos.To be continued!?
Ah se eu tivesse um blog nos idos de setenta do século passado! o que eu vos contaria...BWF