quinta-feira, outubro 26, 2006

26-10-06 Uma semana de trabalho!

Retomo a minha escrita após alguns dias de interregno, sim porque também se trabalha por estes lados e não é pouco. Decidi dedicar a primeira parte deste post a uma pequena descrição da vida quotidiana na faculdade e nas aulas.

O ambiente na faculdade é diferente de Portugal a começar pela quantidade de pessoas que passeiam pelos corredores; são às centenas a qualquer hora do dia e a qualquer dia da semana, fins-de-semana incluídos.

Ao contrário do que inicialmente eu esperava a relação aluno professor não é muito distante e os professores são todos muito acessíveis e simpáticos. Isto pelo menos com os alunos estrangeiros, sempre com curiosidade em comparar as diferentes realidades do mundo. Esta proximidade tem a meu ver uma razão, é que somos os únicos a participar nas aulas. Um professor pode fazer a pergunta mais banal possível do tipo 1+1 e não há um único aluno Chinês que responda à pergunta, todos baixam a cabeça e fingem que não é nada com eles. Ao princípio pensei que fosse uma questão de distância professor aluno mas começo a pensar que será uma certa timidez ou ainda mais uma questão profundamente cultural que não consigo bem explicar.

No entanto há certos pormenores que me fazem uma certa confusão, ora vejamos, em Portugal comer dentro de uma sala de aula não é de bom tom, claro que ninguém recrimina um aluno que coma algo ligeiro tipo um chocolate ou uma bolacha apenas para matar a larica enquanto não tem um intervalo. Em Portugal não conheço muita gente com lata para entrar numa aula mais do que, sejamos bondosos, vinte minutos atrasado. Bem a questão temporal aqui não interessa para nada, teórica ou pratica não há diferença entra-se e saí-se da aula as horas que for, discretamente (ou não) atende-se o telemóvel, dorme-se profundamente em cima da mesa, o que me leva a questão da biblioteca. Com uma ida a biblioteca compreende-se o porque de esta malta passar noites em claro (o meu ex. companheiro por exemplo) mais de metade dos alunos na biblioteca dormem PROFUNDAMENTE em cima dos livros, não sei deve ser uma técnica oriental de absorção de conhecimento???

Voltando a questão da comida, nunca pensei que fosse possível em qualquer lado do mundo que fosse permitido, aceitável e completamente normal (adorava ver as professoras do liceu (a mãe incluída) darem uma aula assim) ter alunos a comer na aula…. Mas atenção não estou a falar de o chocolate nem da bolachita nem sequer de uma sanduíche…. Estou a falar de um prato de esparguete (cujo cheiro se propaga pela sala inteira) ou de um prato de sopa, uma refeição completa com talheres e tudo.

Tenho também de partilhar uma diferença que tem muito que se admire no entanto um pouco irritante. Esta semana é semana de eleições para as sociedades e clubes da faculdade, razão que leva que estejam dezenas de pequenos grupos (8 a 20 pessoas), cada um a fazer campanha pela sua lista. Nada de estranho até aqui, tirando o facto desta malta vestir a camisola como nunca vi ninguém, até nas eleições em que apenas concorre uma lista, vestem-se todos de igual, e quando digo igual é mais do que apenas vestirem uma t-shirt da mesma cor…. Vem todos vestidos de super-homem por exemplo por é a “super lista” ou todos com trajes que eles desenharam e fizeram. Para que toda a gente note a sua presença marcham pelos corredores cantando palavras de ordem (penso eu o meu cantonês ainda está meio perro) ou posicionam-se no topo das escadas rolantes a gritar os seus slogans. O barulho de 40 ou 50 grupos o dia todo a gritar é algo que só visto. Acho isto tudo um pouco idiota, mas tenho de reconhecer que tem uma grande capacidade de trabalho e são definitivamente jogadores de equipa, que vestem a camisola e vibram com os seus projectos, sejam eles quais forem (tenho um grupo de trabalho só com Chineses e nunca fiz um trabalho em que os membros se entusiasmassem tanto com o projecto).

Houve quem insinuasse que o meu relato sobre o meu ex. companheiro de quarto era exagerado e que não acreditava que o rapaz pendurasse as cuecas à janela, felizmente….eu já esperava isto e antes de sair do quarto tomei a liberdade de registar para a posteridade tal prazer que era ter a vista de Hong Kong bloqueada por umas cuecas. Digo que estas eram as cuecas de ir a missa porque normalmente não tinham tão pouco mau aspecto.

11 comentários:

Anónimo disse...

são mesmo estranhos esses tipos! serão talvez os meus colegas de trabalho de sonho?! ehehe fica aqui a pergunta. um beijinho*

André disse...

Não são comparaveis aos meus colegas da UNL :), no entanto, o grupo de trabalho que tenho em que sou o unico ocidental não é assim tao mau, pq uma viveu muitos anos no canada, outro fez um intercambio em inglaterra por isso o ambiente de trabalho é bom.
Quando digo que eles se entusiasmam é no sentido que este trabalho de grupo é uma porcaria mas toda a gente dá 200% e é encarado como a tese final d curso.

Anónimo disse...

André, tenho que confirmar, a questão de dormir nas bibliotecas e nas salas de aulas, surpreendentemente também se verfica deste lado do mundo! !

Achei imensa piada a tua descrição porque é exactamente isso que vejo aqui, a galera dorme "loucamente" nas bibliotecas e nas aulas, mesmo em frente ao professor sem qualquer tipo de problemas, alias, depois do almoço (que são 30 min em 2 horas de interrupçao) é frequente ouvir dizer "bora tirar aquele cochilinho lá na biblio? agente começa lendo o livrinho e vai cochilando um pouquinho" :)

hehe! Sempre pensei que fosse uma questão de fugir ao calor e de aproveitar o ar condicionado destes locais, agora vejo que talvez sejamos nós portugueses/europeus os "diferentes".

Quanto à participação nas aulas, ai sim é diferente, aqui é a zoeira total todo mundo brinca e "fresca" com alguma coisa engraçada que surja, com comentários sarcasticos dos professores, ou respostas malandras dos alunos..nada tímidos, nada!

É sem dúvida interessante esta partilha de habitos e culturas. :)

Anónimo disse...

As bibliotecas deviam chamar-se dormitórios...as nossas, nao tem gente, nem sequer a dormir...mas digamos que, antes servir para o "cochilinho" do que estar ás moscas....sempre se guardam boas recordadções...aquele soninho bom ....e, os livros sao optimos companheiros,esperam por nós a vida inteira...

Anónimo disse...

A partilha de habitos e de culturas é muito interressante ...
Andre, gostava era de ver um foto do teu quarto ...sem preparação previa, para a fotografia...

André disse...

Estará alguem insinuando que sou desarrumado? pois fique sabendo que o quarto até está sempre mais ao menos em condições!

Maria JF disse...

visto que o padrão "em condições" nesses lados é não ter cuecas penduradas nas janelas, imagino que o teu quarto deva ser o exemplo de arrumação e limpeza! ;)

Maria JF disse...

ps - com condições destas não admira que durmam profundamente nas bibliotecas...sempre têm livros em vez de cuecas espalhados pelas janelas!!

Anónimo disse...

A Maria falou ... e quando fala uma futura "economista" super organizada,com as ideias bem arrumadinhas, está tudo dito..
O quarto do Andre deve ser o mais arranjadinho...de todos.

Anónimo disse...

André,

O teu amiguinho chinês tinhas as cuecas na janela....mas atenção as cuecas estão num cabide...o que demonstra já alguma organização ou mesmo profissionalismo na tecnica de sacar cuecas na janela!!!
Beijos
Cat

André disse...

Sei que este blog esta a precisar de novidade, acreditem que nesta cidade há sempre qualquer coisa para contar, no entanto o fds foi muito atribulado e ainda ha trabalhos para fazer mas fica a promessa de em breve uma descriçao deste fds "à antiga" com toque tuga!