sábado, setembro 09, 2006

09-09-06 Cada vez mais "hong konguiano"

Sinto-me cada vez mais uma hong konguiano, depois do telemóvel e respectivo numero, veio o cartão Octupus, que é uma espécie de tudo em um! É um cartão, forma de Multibanco, magnetizado que serve para os transportes públicos, metro autocarro e ferry, no entanto também funciona em restaurantes de fast food em lojas de conveniência e supermercados (não, infelizmente não funciona nos bares mas…). Esta pequena maravilha lembra-me os antigos PMB que existiam em Portugal já la vão muitos anos, com a vantagem de não ter de inserir em nenhuma ranhura é só aproximar o cartão e voilá. Mas estava eu a dizer que depois destas duas ferramentas essenciais (nunca vi povo que falasse tanto ao telemóvel, o tio Nel aqui era um menino!) a qualquer habitante desta metrópole faltava só mais um cartão, o meu novo cartão Multibanco do Hong Kong and Shangai Bank Corporation! Engraçado como a minha vida resume-me a 4 cartões a chave do quarto, o cartão da faculdade o octupus e agora o Multibanco! Tão fantástico, tão compacto tão maravilhoso…yeahh right se não deixares todos juntos dentro do quarto e ficares trancado na rua! Nada que não se resolvesse é claro. Na noite de quinta para sexta, enquanto dormia profundamente as poucas horas que tinha antes de mais uma aula matinal tocou o alarme de incêndio, eram seis da manha, nada arde as seis da manha, é muito cedo para arder, alias até é ilegal em alguns países desenvolvidos existir incêndios antes das nove e meia, pelo menos! Bem, adiante, o meu coleguinha chinoca, caloirinho, acordou em pânico e no seguimento acordou-me a mim, eu ainda tentei explicar no meu inglês misturado com português misturado com muito sono a tal questão da ilegalidade de incêndios aquelas horas no entanto ele continuava com “ andlé fyél alam” (deve ser lido com sotaque chinoca) achei por bem apaziguar os seus receios, e os meus também que já estava a começar a tripar com a sirene, levantei-me agarrei no passaporte e na minha vida, vulgo os meus cartões, abro a porta do corredor, espanto… ninguém não acredito que tenham sido assim tão rápidos porque eu fui, decido que havia tempo para ao menos vestir uns calções nesse momento o alarme desliga-se…. Confesso que quase desejei que esta porcaria estivesse a arder mesmo, ora bolas isto é maneira de acordar alguém? Ainda não sei o que é que se passou na realidade, só sei que não gostei muito da brincadeira porque demorei séculos a adormecer! Podia ter sido pior, sei que no 15º andar uma rapariga começou a bater na porta dos outros quartos e gritar para as outras miúdas fugirem, e no bloco do lado houve mm quem chegasse a rua. Moral da historia, Hong Kong é uma cidade evoluída e respeitam, tal como tudo o resto, a lei de que os incêndios só podem deflagrar depois das nove e meia da manha, e o lado positivo da historia e o que o meu companheiro chinoca preocupa-se comigo e não me deixaria virar um pato à Pequim assado num incêndio.

2 comentários:

Anónimo disse...

SIGO COM ENTUSIASMO AS TUAS AVENTURAS NO ORIENTE.
GOSTO DO HUMOR DAS HISTORIAS E DA PACIENCIA (DE CHINES) QUE TENS PARA ESCREVER.
CONTINUA, QUE PARA ALEM DE SERES BOM ESCRITOR ... AGORA ISTO
FEZ CRIAR EXPECTATIVAS...E QUEREMOS MAIS...

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.