sexta-feira, setembro 29, 2006

Mais um jantar Chinês!!

Mais um jantar do outro (lado do) mundo, não sei bem mas grande parte da minha vida gira em volta da comida, deve ser algum defeito genético. Há umas semanas atrás numa das noites de convívio no jardim da residência conheci uma chinoca de Shangai, animado pelas cervejas, e no seguimento de uma conversa sobre Macau e comida portuguesa, disse-lhe que gostaria de experimentar a comida típica de Shangai. Pensei eu que seria um comentário esquecido (tal como foi por mim) na manha seguinte. Parece que não, já há uns dias que me andava a dizer que tinha descoberto um restaurante aqui ao pé da faculdade que servia comida de Shangai e que gostaria de me levar a experimentar. Após uma série de desculpas diplomaticamente apresentadas pensei, que se lixe vamos lá.
A poucos minutos da faculdade no meio daquele mercado (pardieiro), que já tinha ido jantar uma vez (referenciado aqui no blog), estava o dito restaurante. Até nem tinha muito mau aspecto, só mau. Após uma breve leitura da ementa em chinês apenas, a minha colega encomendou quatro pratos. Uma pequena nota do que esta em cima da mesa num restaurante destes, uma tigela do tamanho aproximado de uma chávena de chá, (talvez mais pequena) uma colher de porcelana, dois pauzinhos e uma travessa com picante. Pratos e guardanapos, mentira.
Primeiro prato, uma miscelânea castanha semi gelatinosa que supostamente seria uma sopa/guisado meia azeda. Não sou muito esquisito com comida, com a excepção dos ovos claro, enchi a minha tigela e com a ajuda da colher e dos pauzinhos comecei a beber e a comer as coisas que boiavam naquela coisa. Sabor…bem…não consigo definir bem mas tinha um travo azedo que parecia estragado mas que supostamente é mesmo assim. Educadamente saboreei aquele manjar, de repente sou aconselhado a pescar da panela uma coisa que me parecia carne, mas nunca se sabe, após comprovar que o sabor não era o melhor perguntei o que era, estusiasticamente respondeu que era estômago de porco!! Óptimo
Segundo prato, graças a Buda, vegetais cozidos ao vapor, algo normal, estava a melhorar. Terceiro prato peixe! Carpa cozida ao vapor, nada que se compare ao peixinho fresquinho na grelha dos açores mas tendo em conta a situação um manjar dos deuses. Agora sim começa o desafio, escolher peixe com pauzinhos! Entrei em pânico, até porque não havia um prato serves-te da travessa directamente. Achei melhor observar primeiro, vi-a tirar uma posta de uma zona do peixe que eu sabia que tinha espinhas e uma barbatana peitoral. Já tinha reparado que as mesas nos restaurantes chineses cá ficam um nojo com comida e restos. Espero que estejam a seguir o meu raciocínio, pratinhos para por as espinhas???? Não, não os há, solução a posta e metida na boca e as espinhas e o que não é para comer é cuspido para a mesa!! Sim isso mesmo cuspido para a mesa, sempre acompanhado de bocas bem abertas e repletas de barulhos! Só pensava na minha mãe e no que ela me diria se eu fizesse tal coisa em casa, a verdade é que é socialmente aceite e normal, até porque não há grandes alternativas.
Chegou a minha vez de comer o peixe, tirei a primeira posta e coloquei-a em cima do arroz na tigela, com uma perícia de cirurgião consegui tirar a espinhas com os pauzinhos. Fiquei felicíssimo, não ia ter de cuspir à e para a mesa, ia manter a minha educação e os meus costumes (apesar de já estar com a boca toda suja pois como já disse não usam guardanapos). Primeira dentada, merda uma espinha! E agora? Mãe prometo que não volto a fazer isto em casa! Reneguei o meu lado ocidental e siga com uma cuspidela das espinhas para a mesa ao lado prato, tentei ser o mais discreto possível, ao contrário dos chineses, mas sim, também eu passei o resto do jantar a cuspir na mesa.
Finalmente o ultimo prato uma espécie de almôndega gigante em que a forma de comer é enfiar um pauzinho e ir “roendo-a”. Mais uma vez as boas maneiras ficaram em casa. Adorava levar a Paula Bobone a um restaurante destes. Nano segundos depois da última “garfada” a conta e saímos porta fora, ainda não percebi se não tem o hábito de ficar mais uns minutos sentados após a refeição ou se foi um caso pontual.
Um jantar diferente, comida nada de especial e já sabem cuspir na mesa….”Só em Hong Kong”.

11 comentários:

Anónimo disse...

Bemmmm...que experiência gastronómica, acho que só mesmo um estômago JF para resistir a tal atentado!
Força meu querido, essas experiências só mesmo em HK!! Aqui a refeição é bem mais amistosa: picanha, guaraná, caranguejos e caipirinhas!! isto sim, é uma delícia!! ;)
Beijos do tamanho do mundo! (literalmente)!!

Anónimo disse...

André,

Eu já acho complicado comer uma refeição sem garfos e facas....mas sem pratos nem guardanapos é demais!!!!

Cat

Anónimo disse...

Andre
Espero que a chinoca de Shangai nao te convide muitas vezes para almoçar...
Oxála... que nao percas o gosto pela caipirinha .... que é bem mais saborosa!!!

Anónimo disse...

Bruna, esqueceste-te de mencionar as lagostas... uhmm uhmm

André disse...

gosto pela caipirinha nao perco nao, ainda pra mais com os relatos da (cada vez mais) dra bruna!!!

BJeF disse...

Pelo menos podes dizer que já experimentaste... estômago de porco??????... enfim, comida é comida, e não se fala mais nisso

Anónimo disse...

Andre
O bom mesmo é conservar tudo o que se tem...
Os sabores os valores os amores ...
e isso, tu sabes muito bem...
Na verdade ..."cada um tem aquilo que merece" ....

IF disse...

Só tenho uma palavra: IAC!
Há experiências que são mesmo para esquecer...

Anónimo disse...

olá André
Tambem tenho saudades tuas!! ...
continuas por aqui muito presente..
para variar, que tal um peixinho grelhado a minha moda???..

Anónimo disse...

Li e ri com gosto e como gosto:até os olhos salgarem.Essa tua indiscritível descrição do jantar à Shangai vai decerto ficar gravada no teu roteiro gastronómico do Oriente.Olha já agora convida também a tia Paula para ir com a outra, a Bobone partilharem o próximo Ah...Ah ...Ah...BrunoWF

Maria JF disse...

Ri-te ri-te mas para essa tua amiga de Xangai TU é que devias ser uma verdadeira Paula Bobone! ;)
Tu escreves um post à custa disso, ela escreveria um livro inteiro...já consigo ver as semelhanças! hehe